Dev Sênior, essas dicas são para você!
O cargo de dev sênior é muito almejado por aqueles que entram para o mundo da programação. Principalmente na era digital e devido à escassez de profissionais de TI qualificados, o mercado para esse especialista está recheado de oportunidades.
No entanto, assim como para alcançar esse posto, crescer com esse nível de senioridade exige dedicação. E aqui não há nenhum grande segredo — é necessário estar sempre atento às novidades em tecnologia, bem como desenvolver as soft skills cada vez mais desejadas pelo mercado de trabalho.
Hoje, o fácil acesso à informação, permite que mesmo os profissionais mais experientes se qualifiquem ainda mais. Por outro lado, esse grande volume de conteúdo disponibilizado na internet pode gerar dúvidas e falta de organização na busca por novos conhecimentos.
Ciente disso, a Mosaico criou este artigo a fim de filtrar as qualidades que um dev sênior deve trabalhar para se destacar ainda mais como um especialista na área.
O que o mercado espera de um Dev Sênior?
A posição sênior, diferentemente da junior e pleno, compreende mais responsabilidades e obrigações aos profissionais. Não à toa, só é alcançada por desenvolvedores com habilidades específicas e um bom tempo de experiência no mundo da programação.
Então, esteja você inserido como um profissional sênior ou buscando as primeiras oportunidades nesse posto, vale sempre lembrar as principais exigências dos recrutadores:
- Programar em mais de uma linguagem para desenvolver sistemas através de linguagens auxiliares quando necessário;
- Competência para resolver problemas reais, visando a inovação dentro dos processos de uma empresa;
- Conhecimento sobre as tendências e constante busca por novidades no mercado de tecnologia;
- Compreensão de todo o ciclo de desenvolvimento de um software: concepção, implementação, operação e manutenção.
Além dessas, habilidades comportamentais, como a capacidade de autogestão, de comunicar projetos complexos de forma simples e até a participação em comunidades tech podem contribuir para o especialista se destacar nas empresas.
4 passos importantes para continuar evoluindo como Dev Sênior
Muitas vezes o dev sênior pode pensar que atingiu o ápice do conhecimento em programação e que já tem todas as habilidades necessárias para seguir sua carreira profissional.
Em TI, no entanto, isso está longe de ser verdade. Com as rápidas atualizações tecnológicas, o desenvolvedor deve sempre resgatar seu “perfil júnior” a fim buscar novos aprendizados diante das novidades, inovações e perspectivas do mercado.
Então, para ajudá-lo nessa jornada, separamos algumas dicas que, mais do que impedir a estagnação de sua carreira, o ajudarão a atingir o próximo nível no mercado de trabalho.
1. Desenvolva além dos frameworks
Devs em início de carreira costumam construir seus projetos inteiros baseados em um framework já existente. Com o ganho de experiência no mercado, porém, esse profissional é cobrado além dessas estruturas pré existentes.
Mesmo que não seja necessário “reinventar a roda” ou escrever códigos do absoluto zero, o dev sênior deve ter uma sólida compreensão sobre os fundamentos de programação para ir além do básico e criar softwares acima da média do mercado.
Para ampliar seus conhecimentos no mercado, o especialista não deve se prender a estruturas genéricas, algoritmos populares ou padrões de design. Explorar novas linguagens, frameworks e tecnologia fornecerá as referências necessárias para construir projetos cada vez mais personalizados.
2. Entenda os processos da sua empresa
Em um mercado cada vez mais ágil e competitivo, os devs assumem papel fundamental na otimização e automação de tarefas nas empresas. Nesse contexto, o dev sênior deve assimilar quais são os processos-chave dentro da organização em que trabalham.
A compreensão sobre negócios, além dos conhecimentos sobre programação, é essencial para que esse profissional se destaque e atinja um maior nível de senioridade em sua carreira.
Entenda como sua empresa funciona, mapeie os processos de maior valor, mais lucrativos ou que estão gerando mais gargalos para trabalhá-los e tornar os departamentos internos cada vez mais estratégicos.
3. Mantenha-se adaptável
Por mais óbvio que pareça, vale sempre ressaltar: o profissional de TI deve sempre se adaptar aos novos desafios — são neles que moram as maiores oportunidades para sua carreira.
Com toda a bagagem e experiência acumulada por um dev sênior, os projetos podem se tornar mais previsíveis e com menos “surpresas”. Ainda assim, com a infinidade de possibilidades e atualizações do mundo da tecnologia, o especialista deve sempre se preparar para o desconforto das novidades.
Mesmo que essa situação não se apresente logo em seu cotidiano, busque novos comportamentos do mercado e da concorrência para se adequar às tendências e entregar produtos mais completos.
4. Compartilhe conhecimento
Com o mercado de TI em alta e a necessidade de qualificar os profissionais menos experientes, o dev sênior também tem sido requisitado como um disseminador de conteúdo.
Nas empresas, os profissionais com mais bagagem, além de assumir maior responsabilidade nos projetos de programação, também têm o papel de repassar seu conhecimento técnico e comportamental à sua equipe.
Por isso, desenvolver seu perfil professoral, compartilhar experiências e iniciar discussões no LinkedIn ou em comunidades tech pode não só torná-lo um profissional mais desejado pelas empresas, mas aumentará seu networking ao mesmo tempo que você aprenderá ensinando.
Leve sua carreira ao próximo nível
Em um cenário em que a demanda por programadores de qualidade só aumenta, o dev sênior é cada vez mais valorizado.
O trabalho desse profissional tem influencia sobre os clientes, processos e até lucros de uma empresa. Além disso, também vale ressaltar o impacto do dev sênior sobre sua equipe, já que em muitos projetos serve de exemplo para desenvolvedores menos experientes.
Nesse contexto, todos que assumem essa posição dentro do mercado e prezam pela evolução profissional e pessoal constante terão grandes oportunidades pela frente.
Quer receber novas oportunidades para se desenvolver como dev sênior? Faça parte do banco de talentos da Mosaico.