Full stack compartilha 8 soft skills que toda pessoa desenvolvedora precisa saber

Blog Mosaico
3 min readJan 27, 2022

--

Foto por: Branko Stancevic

Para ser uma pessoa desenvolvedora de sucesso é preciso entender somente de tecnologia? Errou! Qualquer profissão desse planeta pede por soft skills. Afinal, por mais que a gente trabalhe cada vez mais através e para a tecnologia, atrás do computador sempre existirá um ser humano.

Clichezão, né? Mas é a mais pura verdade. Inclusive, chamamos um de nossos queridos Software Engineers para contar quais competências interpessoais são importantes para você desenvolver na sua carreira.

E o melhor, ele vai contar como ele foi desenvolvendo essas habilidades de acordo com a sua trajetória profissional. Vamos conferir juntos?

Prazer, Everton Freitas!

O Everton é um Mosi há mais ou menos um mês, mas sua trajetória com a computação começou bem cedo. “Sempre fui muito curioso e tive vontade de saber o que está por trás das tecnologias que uso no dia a dia. Então na minha adolescência, por volta dos 14 anos, decidi aprender desenvolvimento web por conta própria”, conta o Software Engineer.

Por meio de cursos online, ele acumulou conhecimentos suficientes para resolver problemas de empresas pequenas. E foram essas experiências que o levaram para lugares maiores, onde Everton teve a oportunidade de conhecer (e se apaixonar) pelo mundo do e-commerce.

Só nesta introdução já encontramos duas soft skills: curiosidade e perfil autodidata. Para mandar bem em desenvolvimento de software, você precisa autonomia e iniciativa para buscar conhecimento, pois é uma área que muda o tempo todo, né?

Meme do Stonks

E, além dessas, quais soft skills são importantes?

Uma das principais responsabilidades do Everton aqui na empresa é entregar soluções performáticas que resolvam os problemas dos usuários, solucionar bugs e fazer constantes atualizações nos sistemas.

No entanto, ele não faz esse trabalho sozinho, pois aqui temos os squads. São equipes formadas por profissionais de diversas áreas, como QAs, por exemplo. Logo, é essencial ter “comunicação clara, empatia, análise crítica e disciplina, pois você vai precisar analisar o problema, planejar sua solução, tirar dúvidas, negociar…”, fala o Full Stack.

Além disso, ele também destaca a importância do espírito colaborativo: “você vai precisar compartilhar conhecimento, aprender com os demais, e colaborar. Ah, e você também tem que gostar do que faz. Na Mosaico prezamos pela qualidade dos processos e do produto. Então as pessoas têm a preocupação de dar o melhor de si”, completa Everton,

Fazendo um apanhado geral…

Nada melhor que uma listinha, né? Então, vamos juntar aqui todas as soft skills que nosso querido Full Stack compartilhou hoje:

  • Curiosidade;
  • Perfil autodidata;
  • Comunicação clara e objetiva;
  • Empatia;
  • Análise crítica;
  • Disciplina;
  • Gostar do que faz;
  • Por último, mas não menos importante, espírito colaborativo!

E aí, quais dessas habilidades você já tem e quais delas ainda precisa trabalhar? Para te inspirar ainda mais a seguir a jornada de desenvolvimento, aqui está uma frase muito legal que Everton contou pra gente: “ser full stack me permitiu saber o que estava acontecendo nos bastidores deste grande espetáculo que é a web”. Poético, não?

Mas não se preocupe em aprender tudo de uma vez, beleza? Essas coisas levam tempo e aqui temos bastante espaço para crescimento. Por isso, fique de olho nas nossas oportunidades!

--

--

Blog Mosaico
Blog Mosaico

Written by Blog Mosaico

Somos uma empresa de pessoas, feita para pessoas.

No responses yet