Mosi dá a letra sobre comunicação entre squads

Blog Mosaico
4 min readMar 29, 2022

--

A tecnologia é uma verdadeira metamorfose ambulante, né? Ela se transforma o tempo todo… Mas uma coisa ela não muda: a nossa necessidade de dialogar constantemente. Portanto, de nada adianta adotarmos iniciativas inovadoras, como as metodologias ágeis, se a comunicação entre seus squads não existe.

E fazer essa troca de forma consistente, na correria do dia a dia, é realmente um grande desafio dentro das empresas. Por outro lado, há muitos profissionais que superam esse obstáculo diariamente. Um deles é Matheus Aguiar, nosso querido Mosi e UX Designer.

Ele está há quase três anos na companhia e atua no squad de gestão do usuário. Batemos um papo muito massa com ele sobre o assunto e trouxemos aqui algumas dicas para você aplicar no seu time também. Ou, quem sabe, aqui com a gente!

Quem quer atacar tudo, ataca é nada

Esse é um dos principais motivos pelos quais o Math acredita que trabalhar em squads vale a pena. Afinal, quando tentamos abraçar inúmeros objetivos, dificilmente entregaremos um resultado de dar orgulho. Pois, “quando você tenta tomar conta de tudo, dificilmente você irá focar 100% naquilo que você realmente está lá para fazer”, conta o UX Designer.

Por aqui, cada squad tem suas metas e cada um de seus membros têm suas próprias responsabilidades dentro da nossa plataforma: product manager, designer, desenvolvedor, quality assurance e até mesmo um analista de dados, dependendo do tamanho do projeto.

Há também os squads plataforma, que geralmente são formados por product managers e desenvolvedores back-end, que criam serviços voltados para auxiliar os colaboradores de outros squads. Logo, não faz sentido contar com uma pessoa de experiência, já que nenhum usuário vai usufruir dessas funcionalidades.

Alinhando os objetivos entre os squads

“Cada time tem um objetivo específico, então temos que tomar cuidado para não prejudicar as metas de outro squad no momento de consolidar as nossas. Por exemplo: meu squad cuida do alerta de preços, mas essa ferramenta mora em outro ambiente, no de produto. Então, sempre precisamos alinhar com o time de produtos quando queremos fazer alguma mudança nessa ferramenta. Posso até criar um botão gigante, mas com certeza ele irá roubar a atenção das iniciativas desse squad”, explica o UX Designer.

Às vezes, outro time vai ter um objetivo que a empresa definiu como mais importante e ele vai precisar do auxílio do seu squad. Então é importante você colocar essa meta no seu planejamento de tarefas para que seja possível ajudar.

O melhor momento para trocar ideias

Como cada squad tem seus próprios objetivos, a rotina acaba sendo bem diferente. Então nem sempre dá pra chamar de canto pra conversar, sabe? “A pessoa está em outro time, tocando outros projetos. Você precisa encontrar um espaço na agenda dela e ela na sua. E isso pode ser difícil dependendo do número de demandas dos outros times, até mesmo da época do ano”, diz Mat.

Inclusive, até mesmo a metodologia do squad influencia nesse sentido. Quando todo mundo está trabalhando pelo Scrum, por exemplo, onde as sprints duram duas semanas, é mais fácil encontrar um momento para conversar pessoas dos outros times. Pois nesse contexto, o ritmo das entregas acaba sendo o mesmo.

Por outro lado, se um squad está se organizando pelo Kanban, como é o caso do Mat, a velocidade e a importância das entregas podem se desencontrar. Por isso, o Mosi destaca que “é importante ficar de olho nesse jogo. Se é final de sprint, se aquele time conseguiu entregar tudo. Ou se estão na correria, na pressão da reta final. Se esse for o caso, talvez não seja o melhor momento de vocês trocarem”.

A principal soft skill de um UX Designer

De acordo com Mat, uma das principais responsabilidades de um UX Designer é a comunicação. Grande parte da sua rotina é deixar todo mundo por dentro do que está rolando na sua parte do projeto, principalmente os product managers, que são a ponte com os demais squads, além de outros designers, para saber sobre os possíveis impactos no ambiente em que eles atuam.

Essa troca também é importante para sentir se você está seguindo o caminho certo, se o resultado final irá atender as expectativas dos gestores e demais colaboradores. “Inclusive, quanto mais você alinhar, menor será o retrabalho. Mesmo que você tenha que refazer algumas coisas, é muito provável que você faça menos esforço do que deixar para arrumar tudo lá na frente”, conta nosso Mosi.

Se Mat pudesse resumir tudo que o disse aqui em um parágrafo, seria: “a comunicação entre squads é sobre alinhar os objetivos para que todo mundo esteja por dentro do que está sendo feito e como isso vai de encontro com outros projetos. Esse diálogo também é muito importante para saber o que priorizar dentro do seu próprio time”.

Legal, né? Se você gostou de como é a dinâmica por aqui, e tem vontade de vivê-la junto com a gente, não deixe de se inscrever no nosso processo seletivo.

--

--

Blog Mosaico
Blog Mosaico

Written by Blog Mosaico

Somos uma empresa de pessoas, feita para pessoas.

No responses yet