O 256 no calendário da Mosaico: celebre o Dia do Programador

Blog Mosaico
3 min readSep 12, 2022
Time tech da Mosaico em celebração.

Você sabia que no dia 13 de setembro é comemorado o Dia do Programador? E a escolha da data não é à toa. Este é o 256° dia do ano.

  • Esse é o número de valores que podem ser representados com um byte de oito bits.
  • 256 é igual a cem, em hexadecimal.

Para celebrar a data, a Mosaico reuniu pessoas do time de tecnologia para responder algumas perguntinhas. Alegrias, dramas, coisas que só um programador vive no dia a dia. Será que você vai se sentir representado nas respostas?

Munidos de muito cafezinho e fazendo a oração do deploy longe da sexta-feira, veja abaixo o que disseram os programadores da Mosaico nesse dia especial:

*Ah, você verá a seguir respostas anônimas, de pessoas com distintas bagagens, tempo de empresa e especialidades. Contamos com Engenheiros de Software, DevOps, Tech Leads, Especialistas Front-End, Back-End e Full Stacks.

Cite uma coisa que já aconteceu com você e só um programador sabe o drama que é:

1 O deploy na sexta

2 Esquecer o ponto e vírgula no final da linha

3 “Na minha máquina tá funcionando…”

4 Códigos que do nada funcionam sem a gente fazer nada

5 O sentimento de “ih, tá complexo demais”. É o momento que geralmente percebemos que tem algo errado. É hora de voltar um passo atrás e deixar as coisas mais simples.

Too much drama? Tem algum ponto do 1 ao 5 que você não tenha sentido pelo menos uma identificação? Difícil, né. Mas vamos falar de coisa boa. É hora de ver o que a galera citou quando o assunto foi a tarefa favorita.

O que você mais curte fazer em programação?

1 Debuggar aplicações

2 Criar projetos totalmente do zero

3 “Gosto de ver as coisas que construí ou fiz parte da construção funcionando bem no final e trazendo soluções para os clientes”

4 “Sentir que estou terminando um quebra-cabeças. As peças vão se encaixando e você chega em um excelente resultado. Gosto de montar os meus e ajudar os outros a montar os deles. É gratificante”

5 Automatizar o tanto quanto for possível!

Por último, perguntamos ao time como é ser “Mosi”, ou seja, como é trabalhar e fazer parte da Mosaico e “soprar as velinhas” junto com a gente.

Como é ser um programador na Mosaico?

1 Me sentir independente, valorizado e motivado

2 Alguém que tem bastantes desafios e trabalho para fazer, mas que não deixa de lado a oportunidade de comemorar com os amigos do trabalho

3 Resolver problemas, entender requisitos de negócios e desenvolver soluções totalmente cloud native e escaláveis

4 É ótimo. É ter a liberdade para propor soluções, autonomia para implementá-las e também trazer novidades que estudamos (ou do mercado)

5 Todo dia você aprende algo novo com a sua equipe ou individualmente com as demandas que surgem

No individual ou no coletivo, 13/09 é o dia de celebrar um time talentoso e que fez acontecer, dentro de uma carreira que não para de crescer.

O time tech da Mosaico celebra os dias sem bugs, o café, a vida, o Javascript, o Zero e o Um, e a diversidade. Que cada vez mais tenhamos pessoas plurais dentro da área.

Que possamos celebrar as pequenas e as grandes conquistas. Feliz dia, programadores!

Se você gostou das respostas que viu aqui, já pensou em se juntar a esse time? Que tal ver as oportunidades abertas aqui na Mosaico? Clique no link e conheça já!

--

--