Gestão de gente: tech lead conta seus desafios e inputs

Blog Mosaico
4 min readMar 29, 2022

Quem trabalha com tecnologia não precisa lidar com pessoas? Imagina, isso é fake news! Até mesmo um líder técnico, como o André Goulart, nosso querido Mosi, precisa olhar para seus liderados com muita empatia e ali enxergar oportunidades de desenvolvimento profissional e pessoal.

É por isso que o convidamos para contar um pouquinho sobre como é seu dia a dia por aqui e compartilhar alguns de seus principais desafios, além de insights bem capciosos para que você também possa liderar com bastante humanidade e eficiência. Quem sabe junto com a gente?

O papel de um líder técnico

Se André pudesse resumir sua responsabilidade em uma frase, seria “uma ponte entre o time de desenvolvimento e a área de negócios”. Mas dia a dia vai muito além disso! Ele ajuda na organização de tarefas de seus liderados, fornece direcionamentos para possíveis dúvidas e está sempre criando jeitos de revisar e inovar processos. Sejam internos ou externos.

Mas daí vocês perguntam: como a relação com a área de negócios se dá na prática?

“Bom, o time de produto geralmente estuda as melhores tendências e caminhos que podemos tomar, bem como vantagens competitivas em relação aos players. A partir dessa análise, eles decidem o que fazer e a gente decide como fazer para chegar nesses objetivos. Ou melhor, unimos todas as pontas para entregar o produto que foi solicitado”, comenta o Tech Lead.

Liderança é ajudar o time a entregar melhor

Quando André chegou na cadeira de líder técnico aqui na Mosaico, percebi que havia um gap entre desenvolvedores juniors e seniors. No entanto, em vez de buscar profissionais plenos no mercado, ele preferiu implementar exercícios que dariam um upgrade nas habilidades dos mosis em começo de carreira.

Uma das táticas adotadas foi o pair programming: desenvolvedores juniors e seniors sentam juntos para programar. Assim, o profissional mais experiente, que já tem as manhas de desenvolver e conhece todas as boas práticas, consegue ensinar seu par a chegar no mesmo nível. Inclusive a ganhar uma promoção!

Além disso, a dupla acaba criando um laço de amizade, o que torna o trabalho mais saudável e divertido e também aumenta o comprometimento com a entrega.

Outro movimento importante que acontece no time é o aprendizado sobre assuntos complementares. Um exemplo clássico é estimular desenvolvedores de back-end a saber mais sobre front-end e vice-versa. A pessoa não precisa necessariamente se tornar uma full stack, mas ter esse know-how dá mais autonomia e agilidade para realizar as atividades do dia a dia.

A alegria de fazer diferença na vida das pessoas

André joga limpo: “um dos meus principais desafios é gerir as pessoas. Afinal, eu trabalho com programação desde 2010 e a mudança de cadeira me trouxe responsabilidades muito mais gerenciais. Como, por exemplo, dar um feedback construtivo para um liderado”.

Contudo, quando ele percebe que essa troca ajuda o crescimento profissional e pessoal dos mosis, bate aquele verdadeiro quentinho no coração. Né, André?

Outro desafio, que o Tech Lead já vem transformando em oportunidade, é o direcionamento para a evolução da cadeira. “Nem sempre as empresas deixam claro o que que precisa ser feito para passar de júnior para pleno e assim em diante. Mas aqui na Mosaico é diferente, porque os líderes vão mostrando os caminhos e que habilidades precisam ser desenvolvidas. Tanto hard skills, como soft skills”, conta André.

No e-commerce, as regras de negócio mudam

Aproveitamos esse bate-papo show de bola para também pedir algumas dicas de e-commerce pro André. E ele deu a letra: “o mais importante é entender o fluxo da empresa que você trabalha. Aqui na Mosaico temos o Buscapé, um Assistente de Compras gigante . Precisamos entender como o negócio funciona para pesquisar outros players e buscar oportunidades de inovação. Outra dica muito importante é ter responsabilidade. Num sistema de e-commerce, por exemplo, quando um botão dá erro, perdemos muito mais recursos do que se o mesmo acontecesse em um site institucional”.

Por que ser Tech Lead aqui na Mosaico?

“A Mosaico é uma empresa muito unida, porque sempre estamos ajudando uns aos outros a crescer. O dia a dia por aqui também é muito tranquilo, sabe? Não existe aquele clima de pressão, o trabalho é mais leve e o pessoal é bem amigável. Além disso, ela dá muita liberdade para os mosis proporem mudanças nos processos. E falo por experiência própria! Quando cheguei, a linguagem era 100% java, mas eu propus de usarmos node e react e recebi todo apoio e incentivo”. André, seu lindo!

Ficou com vontade de ser um líder técnico junto com a gente? Então segue o fluxo, porque o futuro já tá aí.

--

--